O MAIOR IMPEDIMENTO A ORAÇÃO

Mateus 6: 14-15
ESTUDANDO SOBRE ORAÇÃO - IV


Introdução
             No estudo anterior vimos os maus hábitos na oração. Chamamos maus hábitos de vício. Temos muitos vícios na oração. Essa é uma das razões porque muitas orações não são respondidas. Percebeu bem, que esta é uma das razões, mas não a principal. Eu quero comentar e estudar com você sobre o maior impedimento ao fluir da oração.
             Todas as vezes que Jesus fala sobre oração ele conclui com o assunto perdão. Podemos gastar um tempo apresentando os textos bíblicos que narram isto. Porém, que tal fazermos uma busca dessas passagens e observarmos isto? Certamente você não irá se surpreender com isto, porque já sabe disto porque estou lhe contando.
             Por que perdoar é tão importante? Esta é uma das respostas que me proponho responder aqui. É claro que vamos observar algumas palavras na Bíblia e aplicarmos a esta situação. Ao mesmo tempo devemos nos perguntar: por que perdoar é tão difícil?


1) Entender o que é Perdão
             èMt 6: 14 – “se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós...”

a)“De acordo com o dicionário, a palavra perdoar significa ‘a ação de parar um sentimento de raiva contra os erros cometidos por alguém.’ É verdade, mas cada um pode definir o perdão de uma forma muito pessoal:  liberação, paz, felicidade, harmonia, auto-estima... Há muitas palavras que podemos usar para expressar a experiência do perdão”.

b) O perdão é um assunto muito sério, porque ele é baseado no princípio do amor de Deus. Nossos pecados fazem separação entre nós e Deus, assim nos diz a Palavra do Senhor. Romanos 3:23 nos apresenta o estado de cada um de nós. Porém em Romanos 6:23 encontramos resposta. 


c) Romanos é uma linda carta do apóstolo Paulo. Nela encontramos o ensinamento da graça, a Graça de Deus. Romanos 5: 8 nos diz que Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Também outras passagens nos demonstra este amor de Deus por nós. A passagem central disto é João 3:16.

d) Compreender o amor de Deus é o que pode nos ajudar a lidar com os rancores que rondam nosso coração. Sempre que temos dificuldade em perdoar, é como mantermos nossas mãos no pescoço das pessoas que nos ferem.

e) A dificuldade de perdoar só pode ser resolvida com o perdão. A oração do rancoroso é desprovida de vida, porque ele matou seu oponente. O rancoroso não consegue acreditar que Deus é quem julga sua causa e trata com o que lhe fere.

f) Nem sempre as pessoas querem nosso perdão. Em algumas situações, se utilizarmos nossas palavras para dizer que perdoamos alguém, pode piorar a situação. Exatamente porque a pessoa do outro lado pode estar certa de que quem fez o errado foi você e que você é quem precisa ser perdoado. Aquela pessoa poderá ficar ainda mais raivosa e não percebe que está caminhando na direção da dor e do sofrimento. Então, antes de fazer qualquer declaração de perdão, é preciso que o perdão nasça no coração. Mt 18: 35 – “Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão”.


2) Reter o Perdão e Liberar mais Ódio
      Mateus 6: 15 – “se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”.

a) Deus nos trata segundo o que nós sentimos e o que fazemos? Em muitos casos sim, embora isto queira dizer que ele apenas permite que colhamos o que semeamos. Porque na verdade se Deus nos tratasse sempre conforme nossas atitudes, seríamos de todos destruídos, totalmente apagados.

b) Você pode afirmar que perdoa, mas de verdade não o faz. É por isto que a oração não fluirá. No ponto anterior falei sobre isto, usando o texto de Mateus 18:35. Uma atitude sincera é tudo que Deus quer. Entretanto, não digo sinceridade em admitir que não consegue perdoar. Mas um atitude sincera de perdoar em seu íntimo.

c) Admitir que não consegue perdoar é muito bom. Porém isto é como admitir que não consegue parar de roubar. Ou admitir que não consegue parar de se prostituir, ou ainda que não consegue parar de mentir. Muito bom, admitir que tem um pecado! Porém, quando vamos começar a deixar nossas atitudes ruins? Provérbios diz: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

d)A tendência de quando temos dificuldades em perdoar é sermos aqueles que não conseguem manter uma vida de oração ativa. Não estou dizendo que todos os que têm dificuldades em disciplinar-se numa vida de oração são pessoas que não sabem perdoar, não! Apenas afirmo que a dificuldade em perdoar certamente me limitará como uma pessoa com disponibilidade a orar.

e) Jesus ensinou a orar assim: “...e perdoa-nos como temos perdoado” - esta é uma declaração que nós devemos fazer sempre quando orarmos. Não perdoar nos mantem afastados de Deus. Está escrito que Deus é luz e nEle não há trevas nenhuma. Vamos, por isto, ver a passagem bíblica de I João 1: 5-7.


3) Corrigindo Nossa Conduta
      Mateus 18: 23-35
a) Nesta passagem Jesus estabelece a relação oração-resposta-comunhão. Antes, no contexto, Jesus fala sobre o pecado do irmão, a partir do verso 15. No meio destas passagens está, de novo, o assunto sobre perdão. Tudo está ligado ao tema oração. Não esqueça, perdão está intimamente ligado a oração.

b) Isto quer dizer que cada vez que armazeno mágoa e ressentimentos em meu coração, minha oração é impedida. Com certeza você deve se perguntar: cada vez que armazeno ressentimento no coração, minha oração não sobe? Isto quer dizer que gastei tempo a toa orando? Na verdade, sua oração não passou de momentos de comunhão com Deus, porém talvez por isto não obteve resposta a determinados pedidos.

c) Algumas coisas precisam ser feitas para que nossa oração produza um efeito e seja aroma suave ao Senhor. Quero lhe dar algumas dicas práticas sobre o assunto.
ð  Cultive o hábito de orar bem cedo, ainda que seja para se confessar e pedir perdão; Salmo 5
ð  Faça que suas primeiras palavras sejam de louvor, adoração e confissão;
ð  Declare o perdão a todos que lhe tenham ferido e faça-o de coração;
ð  Toda manhã desperte com o coração “zerado”, isto é, sem mágoas, ódios e/ou ressentimentos

d) A maneira como você lida com as palavras das pessoas, determina como você vai orar e obter resposta. É muito fácil para algumas pessoas entenderem maldade nas palavras dos outros. Alguns têm uma grande capacidade de acreditar que todos lhe querem mal. Cada palavra usada por pessoas, dirigidas a alguém com baixa estima, são espadas penetrantes que causam dor, ainda que o que fala não tenha a menor intenção de ferir.

e) Proponha em seu coração não deixar que a ira se abrigue no seu íntimo. Decida dizer sempre: eu perdôo. “Não se ponha o sol sobre a vossa ira” é o ensinamento do apóstolo Paulo em Efésios. Assim que, dentro de sua casa pode haver um foco de mágoas, ressentimentos, pelejas, dissensões, trazendo rancores. Resolver em seu coração esses sentimentos trará não só paz a você, mas também a sua casa. Caso você viva coma)rancores de seu cônjuge, pais ou filhos, satanás terá acesso a tudo de sua casa e sua oração será terminantemente impedida.



Conclusão
         Como tem sido minhas orações? São providas de espaço para perdão às pessoas ou carrego sempre a dor e a tristeza pelas palavras e atitudes dos outros? Eu acredito que todas as manhãs as misericórdias do Senhor se renovam. Claro, é isto que diz a Palavra do Senhor.
         Amanhã, quando for orar, gaste um bom tempo em adoração e apenas deixe que Deus tome a direção de sua vida. Declare isto com clareza e de coração. Sempre que orar, acredite que ele sonda o seu coração, assim não adianta esconder nada dele. Perdoe, perdoe de todo o seu coração a qualquer que lhe ferir. É fácil? Não, claro que não! Pior é não ser ouvido por Deus ou não obter sua resposta.


         Deus te abençoe! 

Um comentário:

Anônimo disse...

APÓS LER ESTE TESTO PUDE ENTENDER MELHOR SOBRE O PERDAÕ, DEUS OUVE NOSSAS ORAÇOES SE NOS PRATICARMOS SEUS MANDAMENTOS, E O ATO DO PERDÃO DA LEVEZA A ALMA DESINTOXICA NOSSO CORPO REMOVE A BAREIRA QUE IMPEDE DE RECONCILIARMOS COM DEUS ATRAVVES DA ORAÇAÕ.GLÓRIA ADEUS!