POR QUE ORAR É TÃO IMPORTANTE?

Lucas 18: 1-8
ESTUDANDO SOBRE ORAÇÃO - I

Introdução
             Vamos destacar aqui algumas coisas importantes da oração. Temos no estudo de hoje uma tarefa importante: entender o propósito da oração.
             Não nos deteremos, aqui, agora, sobre os vários tipos de oração, mas vamos destacar por que é tão importante orar? Muitas pessoas não habituam orar porque vivem numa atmosfera de ignorância espiritual.
             Assim que, para entendermos o propósito da oração precisamos deixar nossa ignorância espiritual e abrirmos nossos olhos do espírito a fim de “vermos” o que a oração produz em nós, em Deus e no mundo.


1) Porque É Fundamento da Vida Religiosa
             Lucas 18:1 – “contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer”.
a)    Quando praticamos esportes, encontramos alguns que mais têm a ver conosco. Alguns gostam de futebol, outros de vôlei, outros de basquete e outros de atletismo. Cada um destes esportes tem seus fundamentos.

b)    Fundamento é aquilo que é básico que uma pessoa saiba fazer para praticar aquele esporte. Por exemplo, como alguém pode jogar futebol se nem ao menos sabe chutar a bola, ou dar um simples drible? Como pode alguém querer jogar vôlei se nem sabe como receber a bola em “manchete” ou ainda sacar para o outro lado da rede?

c)Na vida do crente ou mesmo de qualquer religião, se pressupõe que o fiel deseje falar com seu deus. Tal envolvimento com a religião leva a fazer preces, invocar e adorar o seu deus.

d)    Na vida cristã não é diferente. Isto porque a vida cristã é uma atitude de reintegração de relacionamento com Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando alguém se volta para o Senhor, Deus de Israel, precisa saber que Ele é galardoador dos que o temem e buscam.

e)    Não é possível dizer que teme a Deus se não o busca em oração. Viver a vida cristã sem orar, é como tentar beber água, sem água. É fundamental e óbvio isto! Embora falar sobre isto seja tão simples, não é o que fazem a maioria dos cristãos.

f)  Os pássaros voam, os peixes nadam... eles fazem outras coisas, mas estas ações são básicas e/ou fundamentais de sua existência. Os crentes oram... isto é fundamental.

g)    Faça uma pequena avaliação de sua vida cristã, caso não seja hábito seu orar. É possível que as coisas estejam indo bem com você. Porém, considera que está preparado para as coisas espirituais? Você se considera um cristão razoável no que se refere a vida de oração? Você tem tido experiências boas ou excelentes com Deus? Caso negativo, reveja os fundamentos de sua fé cristã.


2) Porque Precisamos Dia a Dia da Ação de Deus.
      Lucas 18: 7 – “E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”
a)    Alguém poderá dizer: mas Deus age em mim todos os dias. Porém esta não é toda a verdade.

b)    A ação de Deus no universo é produzida pelas leis que ele estabeleceu para que o mesmo exista e se mantenha. O vento, de modo geral, não é uma ação direta de Deus, é resultado de componentes físicos que geram movimento no ar. Seguem um padrão que qualquer cientista ou meteorologista podem prever. Não quero dizer com isto que Deus não tem nada a ver com isto. É claro que Deus criou todas as coisas, porém muitas delas seguem leis que ele estabeleceu e elas seguem esse padrão. A ação direta de Deus foi na criação, depois...

c) A maioria das coisas que ocorrem aos seres humanos são baseadas em princípios de ação e reação. A fome gera em nós apetite, que ao nos alimentarmos gera uma energia que nos impulsiona as atividades da vida. Estas atividades da vida gastam energia que estando diminuída ou acabada em nós gera o apetite e daí se reinicia o ciclo.

d)    Existem coisas que acontecem a nós e que são produzidas no reino espiritual. Estas coisas precisam de atenção e cuidado. A oração nos posiciona numa atmosfera de resposta aos problemas ou de ação precavida diante deles. De qualquer modo a oração fortalece o espírito. Jesus disse: “Vigiai e orai, na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

e)    A oração é como a escada de Jacó, que toca a terra e o céu e por onde anjos sobem e descem. A oração lhe permitirá introduzir-se na atmosfera sobrenatural. O exercício da oração é a manifestação da fé. Veja que Jesus pergunta, ao final da passagem bíblica básica, relacionando a pergunta com a oração: Porventura quando o Filho do Homem vier, achará fé na terra?"


3) Porque Se Antecipa As Ações de Deus
      Lucas 18: 8 e Gênesis 18: 18ss
a)    Jesus disse que o que ligarmos na terra, será ligado no céu. Com esta palavra Jesus nos ensina que a ação da oração da terra, efetua o que precisa ser realizado pelo céu.

b)    Que tal comentarmos um pouco sobre o texto bíblico de Gênesis 18: 18ss? Te desafio a ler a passagem e observar o comportamento intercessor de Abraão.

c) No texto de Gênesis o Anjo do Senhor se apresenta a fim de dar conhecimento a Abraão o que Deus quer fazer. Este texto é uma analogia muito forte do poder da intercessão. Neste texto Deus diz o que quer fazer, mas Abraão intercede por uma cidade, procurando minimizar o duro castigo de Deus sobre a mesma.

d)    Tudo que Deus vai fazer, ele dá conhecimento a seus profetas. Assim está exposto na Palavra de Deus. Amós 3: 7.

e)    Por que Deus se interessa em informar seus profetas sobre o que quer fazer? Qual o propósito disto? Alguém poderá impedir o que Deus quer fazer, se é seu propósito?

f)  É claro que existem coisas que Deus quer fazer, mas nossa dificuldade em entender seus planos impede a realização ou atrasam a mesma. Há pessoas que não acreditam nisto, porque acreditam que bem ou mal acontecem inevitavelmente. Isto é fatalismo! Não acredite nisto. Existem coisas que Deus faz e ninguém pode impedir, porém há outras que somos nós o impedimento.

g)    Orar é se antecipar aos acontecimentos desejados por Deus e gerar uma atmosfera de realização. Quando oramos nos colocamos ao lado de Deus para que seu propósito se realize.

h)    Isto quer dizer que nem sempre orar é uma grande quantidade de palavras, mas apenas uma declaração do tipo: FAÇA DEUS O QUE QUERES! Isto quer dizer que a oração é a nossa liberação aos propósitos de Deus


4) Quando Oramos nos Tornamos Parceiros de Deus
      Lucas 18: 8b – “Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”
a)    A Bíblia diz no Salmo 115: 16 – Os céus são os céus do Senhor, mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens. Responda-se: a quem foi dado o governo da terra? Como o homem perdeu este governo e como este foi recuperado?

b)    Jesus é chamado na Bíblia como “Filho do Homem”. Esta expressão tem um propósito e não pode ser ignorado. Jesus viveu entre nós como homem, tendo nascido de mulher, sendo, portanto, filho do homem, filho de Adão. A diferença é que ele se tornou o segundo Adão, porque o primeiro introduziu o pecado e a morte, mas por Jesus veio o perdão e a vida eterna. Por causa do primeiro Adão todos morrem, mas pelo segundo todos ressuscitarão. Todos morrerão, mas somente os que nasceram de novo, em Cristo, ressuscitarão.

c)Ele recuperou o governo de Deus na terra, através dos homens. Deus realizava seu governo, no VT, quando separou para si um povo, mas aquele povo falhou e não cumpriu o propósito de Deus. É por esta razão que Jesus veio. Ele é o autor e consumador da fé. Por ele a oração se estabelece como parceria com Deus.

d)    Jesus ora no Getsêmani: “Pai se possível passa de mim este cálice, mas não seja conforme o que eu quero, mas sim o que tu queres”. Também ensinou em Mateus 6: 9ss. “...venha nós o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra, como no céu...

e)    É por isto que Jesus ensina que quando eu oro recebo recompensa (Mateus 6: 6). Na visão de Jesus oração é trabalho e faz parte da vida daquele que conhece a Deus, pois sem ele nada podemos fazer.


Conclusão
         Seguiremos com este estudo. Por ora façamos um resumo do que vimos:
         Por que orar é tão importante?
         Porque é fundamento da minha vida com Deus, que precisa dia a dia da ação de dEle.
         Porque a oração se antecipa as ações de Deus. Quando oramos nos tornamos parceiros de Deus.
         Fixe estas verdades, porque no próximo estudo vamos a mais dados importantes.

Nenhum comentário: