SEGURANÇA EM VIVER SOB COBERTURA

Introdução
I Reis 4: 25
“Judá e Israel habitavam seguros, desde Dã até Berseba, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, por todos os dias de Salomão”.

O assunto recorrente é paternidade, que é como viver debaixo de uma cobertura espiritual. Em diversas passagens a Bíblia utiliza algumas figuras para fixar, explicar algumas verdades. Entre essas figuras as árvores são bem mencionadas. Vamos usá-las para ensinar sobre a importância de andar debaixo cobertura espiritual.
Muitas coisas que nós fazemos e não dão certo é pelo fato de não buscarmos primeiramente a benção da nossa paternidade espiritual. Precisamos restaurar essa unção tão poderosa e importante em Deus.
   Por vezes quereremos fazer tudo sozinhos, não queremos dar explicações nem pedir opiniões a ninguém, nos achamos donos do nosso próprio nariz. Mas quando olhamos para a palavra de Deus vemos que não é bem assim. Cada um que aqui se encontra é responsabilidade de alguém. Deus colocou um responsável por mim na terra. Em todos os setores sempre haverá alguém responsável por outra pessoa, sempre foi assim e assim continuará sendo, porque cada um de nós somos filhos de alguém, quer na carne e quer em espírito.


1) Duas Árvores que Nos Dão Segurança
a) Videira – João 15: 1-5 - A videira aponta para Jesus, não temos nenhuma dúvida com relação a isso. O seu fruto é a salvação, o suco da uva simboliza o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado. Ele é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por ele; ele é a sombra do Onipotente onde encontramos descanso, refúgio e fortaleza, onde estamos seguros, onde não temeremos o terror noturno nem a seta que voa de dia, nem a mortandade que assola ao meio dia; Ele é nosso Salvador, Redentor, autor e consumador da nossa fé, nosso sumo pastor e bispo da nossa alma. A videira nos fala do sangue de Jesus de onde vem o nosso DNA. Somos gerados em Cristo paraa)   vivermos plenamente como filhos de Deus.


b)   Figueira - A Bíblia nos diz também que Israel e Judá também tinham outra arvore abençoada, a figueira. Seria outro Deus? Não! Ninguém pode servir a dois senhores. Deus concordava com isso? Foi ele quem havia plantado. Que arvore é essa? Qual o significado dela? è Ela representa o pai espiritual na terra, a autoridade delegada. A restauração apostólica que está acontecendo sobre a Terra, não é a restauração de um título ou de um homem que lidera uma igreja. É a restauração da paternidade que homens e mulheres de Deus assumem para realizar os sonhos do Pai na Terra!


c)   O pai espiritual é aquele que está revestido de uma autoridade espiritual superior a sua. Você deve buscar dele. Ele é o mentor espiritual. Qualquer decisão séria sem a sua cobertura, sem a sua benção resultará em danos terríveis: “Senhores, devíeis, na verdade, ter-me ouvido e não ter partido de Creta, para evitar esta avaria e perda” At 27.21. Paulo era naquele navio a maior autoridade espiritual e não foi ouvido quando disse para não partir porque na frente o navio ia virar.

  • Existem coisas pequenas que você não precisa do parecer do seu líder, mas coisas graves, coisas que diz respeito ao teu futuro, coisas que põe em risco a tua família e tua vida precisam de uma opinião do pai espiritual (Êx 18.26).

d)   Observe esses textos: Miquéias 4:4 – Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira, e da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse; Zacarias 3:10 -  Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira. Tais passagens apontam para seu relacionamento com o Pai Celestial, Deus; e seu pai espiritual, seu líder e autoridade espiritual.



2) Valorize a paternidade – Gênesis 27: 1-34
a)   O grande erro de Esaú foi apenas ter uma forte relação com seu pai e não perceber a figura de sua mãe como uma discipuladora ou o caminho mais rápido e mais fácil de se chegar ao pai. Isaque é a figura do Pai Celestial, Rebeca a figura do seu líder na igreja.


b)   A pessoa de Isaque aponta para a autoridade maior, podemos chamar Isaque de videira. A Rebeca representa a figueira. Não podemos fazer como Esaú, ele mantinha apenas um relacionamento com o pai, ele se preocupava em apenas agradar o pai, ele não estava errado em querer agradar o pai. Mas Jacó descobriu uma coisa interessante, ele buscou a cobertura da sua mãe e assim conseguiu todas as bênçãos do Pai.


c)   Precisamos beber diretamente da fonte, mas também precisamos de alguém que nos ensine a chegar mais rápido a ela. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era do seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó. (Gn 25.28). Muitas às vezes temos apenas a preocupação de agradar ao nosso Pai e esquecemos nossos discipuladores. E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú... (Gn 27.5).3) O Pai como Mentor Espiritual:


d)   O Que é um Mentor – Guia, orientador de um jovem.  Autor intelectual; responsável pela idealização ou pelo planejamento de alguma coisa, para cuja execução influencia o comportamento de outrem.


e)   É aquele que conhece o Pai mais que você – a intimidade de Rebeca com Isaque era superior a dos filhos. O conhecimento a respeito de Deus é concedido ao líder numa medida maior. Rebeca conhecia Isaque desde tempos antecedentes ao nascimento dos filhos. Rebeca tinha uma longa historia de amor e intimidade com Isaque. Ainda que você melhore seu relacionamento com Deus, seu pai espiritual sempre estará a frente.


f)   Tem como objetivo principal formar no filho o caráter de um líder – Deus havia dito a Rebeca que o menor (Jacó) seria senhor sobre o maior (Esaú). Desde que os dois nasceram o grande objetivo de Rebeca era tomar a liderança para Jacó, o meio dela conseguir isso era ensiná-lo a ter uma postura de líder, por isso que o campo de ação de Jacó era dentro de casa, o líder tinha essa função de chefiar a casa, a família. (25.27).


g)   Muitas coisas que interessam a você são captadas pelo seu líder (27: 5-7). Por isso que muitas respostas são encontradas no líder. Ele tem as palavras certas.


h)   Algumas de suas estratégias são impressionantes, se forem obedecidas resultarão em grandes bênçãos – Rebeca apresentou a Jacó um plano maravilhoso para alcançar as bênçãos do pai. (27.8-17).


4. Debaixo Da Figueir
     a)   Textos Bíblicos
ü Gênesis 3:7 Então foram abertos os olhos de ambos e conheceram que estavam nus; coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. – a folha de figueira é cobertura.
ü Provérbios 27:18 - O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado. – Cuide bem daquele que é sua cobertura.
ü Cânticos 2:13 - A figueira já deu os seus figos verdes, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem. – Nosso líder, a figueira, também tem provisão para nós.
ü Mateus 21:19 -  E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. – O ensino é, se alguém não tem fruto, seca!


b)   Exemplos de pessoas que estavam constantemente debaixo da videira e da figueira. Tinham seus relacionamentos com Deus, mas também com um mentor.
ð Jacó: sua mentora, discipuladora, instrutora foi sua mãe Rebeca. Dela veio a idéia para Jacó ser abençoado, ela viu o perigo que Jacó corria e mandou ele fugir, etc.ð Josué: teve como mentor Moisés. Servidor de Moisés (Ex 24.13; Nm 13.8,16; 27.18-23; Dt 34.9);
ð Samuel, cresceu aos pés de Eli. Ainda que Eli tenha falhado, contudo, a seu tempo ensinou Samuel a ouvir a voz de Deus. (1Sm 3:1-15)
ð Eliseu: teve como pai e mentor a Elias.
Porque os lábios do sacerdote (figueira) guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei, porque ele é o anjo do Senhor dos exércitos”. (Ml 2:7).
               
Videira fala da cobertura do sangue para a salvação, figueira fala da cobertura ministerial dentro do reino de Deus.

c) Precisamos entender que para a nossa segurança a respeito da salvação não precisamos de nenhuma outra sombra, de nenhuma outra arvore, Jesus é suficiente. Mas para garantia de prosperidade precisamos de uma cobertura ministerial, que significa estar debaixo de uma figueira. “Crede em Deus (videira) e estareis seguros, crede nos seus profetas (figueira) e prospereis” (2Cr 20.20). Israel e Judá tinham Deus como a videira, mas também tinham Salomão como figueira. O que Salomão tinha para oferecer?  V. 1 Reis 4: 29-34.


Conclusão
A paternidade espiritual é um assunto muito recorrente. Isto porque ninguém pode viver a vida cristã isolada. Você sempre vai precisar de um mentor, de um Pai.
Barnabé, por um tempo, também foi pai espiritual de Paulo (há alguns que considerem ter sido Ananias). Paulo era pai espiritual de Timóteo e Tito, que deveriam ser pais espirituais de outros e assim vai (2Tm 2: 1-2).
Não tenha medo deste assunto, antes examine sua Bíblia e adote um Pai Espiritual ou um Pai adote um filho.
Você tem o que tem porque está debaixo da videira que é Jesus e debaixo da nuvem de prosperidade que está sobre esse ministério. Se você tem prosperado é graças à videira e a figueira.
A FIGUEIRA PRECISA DE ZELO E CUIDADO: “O que cuida da figueira comerá do seu fruto; o que zela pelo seu senhor será honrado (Pv 27.18)”. 

Nenhum comentário: