APRENDENDO A LIDAR COM AS CRISES DA VIDA

Texto Bíblico: Gênesis 41: 14-33

INTRODUÇÃO

            Você é daquelas pessoas que quando tudo está indo bem, se apercebe dizendo-se a si mesmo: “hummm! Logo, logo vêm problemas!”?
            Porque as pessoas estão sempre prontas a receber problemas, mas não se preparam para tempos bons? Porque alguns vivem a vida toda só debaixo de problemas e nunca conseguem sair das crises?
            A grande sabedoria do universo é entender, como Salomão, que problemas e bons dias sempre vão existir durante nossas vidas.
Eclesiastes 7:14
No dia da prosperidade regozija-te, mas no dia da adversidade considera; porque Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
            O modo como lidamos com as situações da vida determinam onde vamos viver na “terra prometida”. Deus não nos fez para vivermos sempre no deserto e nem para morrer nele. Nossas atitudes e decisões determinam se sairemos ou se ficaremos nele. Jesus, o homem mais sábio que já existiu, soube como vencer as crises e tentações do deserto, por isto quando saiu dele, a fama de Jesus o seguiu (Lucas 4).
            Através do exemplo de José, um personagem bíblico, tipológico do Messias, vamos agora aprender como viver em prosperidade quando todos estão em penúria. O que aprendemos nas crises será útil quando estivermos na bonança para que a outra não volte mais. Antes de Jesus, houveram poucos como José. Depois de Cristo, todos podemos ser melhores que José, Salomão e Davi reunidos.


1. APRENDA COM AS LUTAS
            a- Suas atitudes (decisões) determinarão aonde você vai chegar;
            José resolveu que seguiria adiante, na direção de seus sonhos. Quando lançado na cova, vendido aos ismaelitas, vendido a Potifar, mandado para o cárcere resolveu ser sempre uma benção.
            Os problemas, as dificuldades e as lutas da vida não te levarão a lugar nenhum, mas suas atitudes (decisões) no meio deles SIM.
            São as escolhas que fazemos que nos levam a tomar atitudes para um bom ou mal futuro, porque problemas sempre teremos. Coisas boas na vida sempre teremos, mas nós decidimos o que vamos ser e fazer. Nós decidimos o que vai nos dirigir, se as coisas, as circunstâncias, nós mesmos ou vamos manter uma parceria com o Senhor.
           
            b- Estude as situações e aprenda com elas como sair
            A capacidade de observação no ajuda entender como se resolve os problemas. Se você foge deles e não aprende a solucioná-los eles se repetem, se repetem, até você aprender. Se você não aprender é porque não estudou as situações. José aprendeu com seus sonhos. Aprendeu como escravo e como capataz de Potifar. Na cadeia aprendeu que sempre há oportunidades de agir com retidão, apesar do lugar. Ele aprendeu que seu lugar não era na cova, nem como escravo de alguém, nem como prisioneiro, pois sua mente sempre esteve livre para aprender.
           
          c- No meio das lutas, acumule conhecimento e sabedoria;
          Cada situação nos ensina algo. Quando Thomas Edson repetiu seu experimento mais de 200 vezes, nestas vezes não conseguia fazer a lâmpada que inventou acender. Ele não desistiu, mas a cada situação assimilava conhecimento do que fez de certo e o que fez de errado. Quanto mais conhecimento acumulava, melhor ia tomando decisões. Para uma pessoa sem conhecimento de motor de carro, um ruido indevido lhe é um problema, mas para o mecânico experimentado, ele sabe como decidir onde e como consertar. Isto é um tipo de sabedoria. Quanto mais vezes você decide, você se treina em sabedoria.

          d- Conhecimento e sabedoria sempre são as riquezas de homens sábios, não importa onde, nem como estejam.


2. MANTENHA-SE FIEL A DEUS QUANDO TUDO PARECER DESFAVORÁVEL
            a- A fidelidade é o baú que manterá a sabedoria e o conhecimento bem guardados. Para alguns, que não aprenderam a lidar com as dificuldades, sempre perdem seu objetivo e desviam para o que lhes parece mais fácil. Porém a vida não é fácil e nem sempre é justa.

            b- O temor ao Senhor será teu espace. A tua vida com Deus te dará resistência. José não pode ser infiel a seu patrão por causa de seu temor a Deus. Para ele ferir a confiança de Potifar era trair a Deus. Gênesis 39: 8-9 – “Mas ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?”

            c- Diante de situações adversas, acredite nas promessas de Deus e na sua fidelidade.
            è Provérbio 9: 10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.
            - Provérbios 15: 33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade.
           
            d- A situação negativa na vida de José o empurrava para o pecado, pois oportunidades diabólicas e carnais se apresentaram a ele. Traído pelos irmãos, isto lhe causaria sentimentos de ódio e rancor. A oportunidade de manter um caso com uma mulher rica não lhe pareceu uma chance de fugir da solidão e da exploração. Oportunidade de durante seus dias de prisão, aproveitar a confiança do carcereiro e fugir.
           
            e- Durante as adversidades, desenvolva a habilidade de acreditar em si. Se você não acreditar em si mesmo, como crer no que Deus pensa de bom de você? Resista a tentação de desistir e pegar atalhos através de atitudes erradas e pecados. Não desvie dos seus sonhos, não desista de seus sonhos tentando agarrar o que pertence a outros. Não é muito fácil andar em retidão, mas ela te ensinará a manter-se firme diante das dificuldades. Nada é fácil! As adversidades não te treinam, mas a fidelidade aos seus ideais te treinarão como viver no meio destas adversidades. Não podemos aprender com as adversidades se não ficarmos firmes nos propósitos que fizemos.

            f- Se você ainda não sabe o propósito de Deus para sua vida, continue humilde e obediente a Sua Palavra. Isto será sua fidelidade!!! Caminhe na direção de pessoas sábias e tementes. Aproxime-se dos que podem te ensinar. Aprenda com aqueles que você acredita ser melhores que você em algumas áreas. Desvie-se das palavras que te levam pra longe de Deus. Quando não sabemos o que fazer, façamos o que diz a Palavra... fique sempre ao lado dEla.

            g- Durante os tempos difíceis adote a postura de acumular conhecimento e sabedoria. Mantenha-se fiel a si, às pessoas, a Deus. Mantenha seu temor a Deus!



3. MANTENHA-SE FIEL A DEUS QUANDO TUDO DER CERTO
            a- Desenvolva a habilidade de enfrentar qualquer situação, boa ou má
            è Filipenses 4: 11 - Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. 12 Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

          b- José desenvolveu, no meio da fartura habilidade de investir e semear. Durante a fase de 7 anos de prosperidade de sua administração, José economizou, investiu... plantou. Quanto mais ele prosperava, mais ele investia e semeava. José sabia que um dia viriam os 7 anos de fome e se preparou para aquele tempo. Aprenda a se preparar para os tempos difíceis. Ele desenvolveu essa habilidade para viver na prosperidade, porque adversidade e prosperidade sempre teremos na vida. O segredo é como viver com essas duas situações.

            c- O tempo de prosperidade ensinou José a não ser um “gastão” e esbanjador. Enquanto tudo dava certo, José acumulou. Plantou para que colhesse mais. Ele sabia que tudo daria certo, porque estava vivendo o tempo da fartura e o tempo em que onde colocasse sua mão, tudo daria certo. Aprenda isto com José.

              d- Quando as coisas estão dando certo pra você, modifique o seu comportamento de gastar, gastar e gastar. Aprenda a acumular, investir e plantar. As pessoas que ganham em loterias e saem imediatamente de um estado de pobreza para a riqueza, não foram treinadas pelas dificuldades da vida a administrar. Por isto perdem muitos recursos e a maioria volta a miséria.

            e- Durante os tempos de fartura desenvolva a habilidade de: acumular, investir e plantar. Não esqueça, enquanto as vacas forem gordas em sua vida, aprenda a ACUMULAR, INVESTIR e PLANTAR. Fazendo isto, na próxima adversidade, você prosperará em meio a elas. Aprenda: os mecânicos de autos ganham dinheiro com o defeito dos carros dos outros. Os médicos ganham dinheiro com a doença alheia.


4. AS COISAS DA VIDA TEM A VER COM SUA FAMÍLIA E O REINO DE DEUS
            a- José descobriu o propósito de toda sua luta e de todo o momento de sua vida, quando viu seus irmãos diante dele. Ele nunca guardou ódio ou rancor em seu coração. Por isto pode ouvir o ensinamento de Deus para sua vida.
            > Gênesis 45:
1 Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei a todos sair da minha presença; e ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer a seus irmãos.
2 E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviram, bem como a casa de Faraó.
3 Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele.
4 José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá;

            b- A história de vida de José nos ensina que Deus tem um propósito com nossa família e seu Reino em nossas vidas. Embora tenhamos emprego, ou empresa, muitos negócios e até ministério, devemos entender que tudo tem a ver com nossa família e o Reino de Deus. Isto quer dizer que tudo que temos de bom é para compartilhar com nossa família e com o Reino de Deus.

            c- Entenda que quando você enriquece é para um propósito. Sempre economize, invista e plante durante os tempos de sua prosperidade. Haverá um tempo que tudo que você guardou, investiu e plantou, voltará pra você de modo aumentado. Ec 11:1.

            d- A habilidade de José em agir com prudência durante os tempos de prosperidade, o tornou mais rico no tempo das adversidades. Tudo ele aprendeu nos tempos difíceis e o desenvolveu no momento certo de sua história. José prosperou ainda mais quando tudo parecia mal a sua volta. As decisões certas de José, no tempo da adversidade, o treinou para agir bem nos tempos de fartura. Gn 47: 13-20.

            e- Os recursos que Deus te dá são para acumular para esta vida e para a vindoura. Aplique em bancos, negócios, mas não esqueça de plantar no Reino de Deus. Dos bancos e negócios você receberá os juros, mas do Reino de Deus, vida eterna e a paz de Deus. Gálatas 6:7-8 veja também

            f- Até que você entenda qual é o propósito de Deus com você para sua família e o Reino de Deus, você terá lutas, mesmo quando prospera. Terá mortes e perdas, quando tudo parecer bom. Entenda os porquês, atente para o que Deus quer de sua vida, isso faz diferença quando você precisa tomar decisões quando tudo prospera.



CONCLUSÃO
            Observamos que quando a fome veio, os que não desenvolveram sabedoria e conhecimento na fartura, empobreceram. José treinou-se nas adversidades: da família, da escravidão, da casa de Potifar, da prisão. Ali ele aumentou seu conhecimento da vida e desenvolveu a sabedoria. Quando veio a fome, ele prosperou ainda mais, pois a dificuldade para José tornou-se oportunidade.
Gênesis 47: 15-21
15 Quando se acabou o dinheiro na terra do Egito, e na terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos na tua presença? porquanto o dinheiro nos falta.
16 Respondeu José: Trazei o vosso gado, e vo-lo darei por vosso gado, se falta o dinheiro.
17 Então trouxeram o seu gado a José; e José deu-lhes pão em troca dos cavalos, e das ovelhas, e dos bois, e dos jumentos; e os sustentou de pão aquele ano em troca de todo o seu gado.
18 Findo aquele ano, vieram a José no ano seguinte e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o nosso dinheiro está todo gasto; as manadas de gado já pertencem a meu senhor; e nada resta diante de meu senhor, senão o nosso corpo e a nossa terra;
19 por que morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? Compra-nos a nós e a nossa terra em troca de pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó; dá-nos também semente, para que vivamos e não morramos, e para que a terra não fique desolada.
20 Assim José comprou toda a terra do Egito para Faraó; porque os egípcios venderam cada um o seu campo, porquanto a fome lhes era grave em extremo; e a terra ficou sendo de Faraó.
21 Quanto ao povo, José fê-lo passar às cidades, desde uma até a outra extremidade dos confins do Egito.

            Diante do exposto, algumas coisas importantes foram destacadas. O que vimos foram sete pontos importantes para conduzir sua vida no meio das lutas, calamidades, adversidades, no meio das bonanças, da prosperidade e das bênçãos.
1-    Acumule conhecimento
2-    Desenvolva a sabedoria
3-    Mantenha-se fiel
4-    Mantenha o Temor a Deus
5-    Acumule Recursos
6-    Invista
7-    Plante (Semeie no Reino de Deus e em vidas)

            Também não esqueça que tudo na sua vida tem a ver com sua família e com o Reino de Deus.

Um comentário:

Unknown disse...

I'm very happy to uncover this page. I need to to thank you for ones time for this particularly wonderful read!! I definitely appreciated every bit of it and i also have you saved as a favorite to check out new stuff in your website. craigslist knoxville