NOSSA POSIÇÃO EM CRISTO - QUEM ESTÁ NAS REGIÕES CELESTES?

Efésios 6: 10-12



INTRODUÇÃO
Tenho ouvido com muita frequência a afirmação de que os principados e potestades do mal, deste mundo, estão nos lugares celestiais e/ou tenham tomado essa posição. A base para tal afirmação é uma leitura do verso 12 do texto básico acima. Tal interpretação da passagem não passa pelo exame de outros versículos da carta de Paulo e baseiam sua visão na aplicação da experiência do profeta Daniel, relatada em Daniel 10.
Por causa disto resolvi fazer uma pequena exposição do texto da carta de apóstolo Paulo aos Efésios, explicando o entendimento paulino deste fato. Ao mesmo tempo contextualizo o que temos em nossa vida cristã hoje, tornando nossa vida muito diferente da vida do profeta Daniel. Para tal, me acompanhe na explicação exegética do texto de Efésios, nesse assunto.


1. COM BASE NOS TERMOS BÍBLICOS
            Quero lhe explicar primeiro como são usadas as palavras céu e regiões celestiais, pelo apóstolo Paulo e o Novo Testamento em geral. A numeração (1) e (2), que abaixo estão, mais adiante estará nos textos bíblicos que apresento assim: ¹ e ². Então acompanhe minha exposição.

(1) Em grego, céu é “uranos = ’uranov” ou céus “uranois = ’uranoiv”. Esta palavra designa o céu visto, ou como os céus de Deus, como descrito nos Salmos (LXX) que “os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele a deu aos filhos dos homens”. Na interpretação do VT, os escritores do NT pressupõem 3 ceús. Em 2 Coríntios 12: 2 lemos sobre o terceiro céu. O céu visto pelos homens naturais é “uranos” – céu. O lugar onde está o trono de Deus é o “uranos tois uranois” – céu dos céus. Quando refere-se a Deus, seu trono e seu reino celestial ele usa a palavra “uranoiv = céus”.

(2) Porém, nos textos de Efésios, Paulo usa uma expressão um pouco distinta da palavra “uranos” e descreve uma palavra específica para designar regiões celestes = “epuranios”. Poderíamos chamar de segundo céu. Paulo nos diz assim em Efésios, que temos uma posição de autoridade. Para designar essa posição de autoridade ele usa epouraniov = epuranios = regiões ou lugares celestiais. Não é o céu ou os céus, é um lugar celestial, é uma região celestial, é uma posição celestial, é uma autoridade celestial.


2. BASEADO NOS TEXTOS
            Lhe apresento abaixo os textos onde são usadas as palavras que lhe expliquei no ponto anterior. Para tal observe o uso de ¹ e ² conforme expus no item anterior a este. Como você sabe, estamos lendo e estudando Efésios. Então leia:

è Capítulo 1, versos a seguir
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais² em Cristo,
3 euloghtov o yeov kai pathr tou kuriou hmwn ihsou cristou o euloghsav hmav en pash eulogia pneumatikh en toiv epouranioiv² cristw

10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu¹, como as da terra;
10 eiv oikonomian tou plhrwmatov twn kairwn anakefalaiwsasyai ta panta en tw cristw ta te en toiv ouranoiv¹ kai ta epi thv ghv

20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais²,
20 hn enhrghsen en tw cristw egeirav auton ek nekrwn kai ekayisen en dexia autou en toiv epouranioiv²

21 acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.
21 uperanw pashv archv kai exousiav kai dunamewv kai kuriothtov kai pantov onomatov onomazomenou ou monon en tw aiwni toutw alla kai en tw mellonti

Capítulo 2:
5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, (pela graça sois salvos),
5 kai ontav hmav nekrouv toiv paraptwmasin sunezwopoihsen tw cristw cariti este seswsmenoi

6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais² em Cristo Jesus;
6 kai sunhgeiren kai sunekayisen en toiv epouranioiv² en cristw ihsou

Paulo então nos diz assim:
- Nossas bênçãos estão nas Regiões Celestiais – ’epouranioiv. Veja, está escrito ali em Ef 1:3!
- Cristo está assentado à destra do Pai nas Regiões Celestiais – ’epouranioiv. Veja, está escrito ali em Ef 1:20!
- Todas as coisas estão abaixo dos pés de Cristo, que está nas regiões celestes. Também estão abaixo dos nossos pés, por causa de nossa posição com Cristo.
- Ele, Jesus Cristo, nos fez assentar com ele nos Lugares Celestiais – ’epouranioiv. Veja, está escrito ali, Ef 2:6!

Isto é autoridade! É posição de autoridade!




3. ACIMA DE ONDE ESTÃO NOSSOS INIMIGOS
Agora, observe o que o apóstolo Paulo esclarece, no que se refere a nossa luta contra principados e potestades. Estes são poderes deste mundo tenebroso. Eles agem neste mundo tenebroso, pois este é o lugar dado a eles por direito, após a traição de Adão. Até ao dia que Jesus julgá-los, eles estarão aqui, neste mundo tenebroso. Essa é a esfera de ação deles, está no texto. Mas eles não estão nas regiões celestiais. Não, eles não estão ali, pois Paulo, em Ef. 2: 2, diz que o maligno é o príncipe das potestades do ar. A luta é travada por nós, desde as regiões celestiais! Somos nós que estamos em/com Cristo lá! Estamos em/com Cristo, assentados com ele nas Regiões Celestiais. Estamos em posição de autoridade lá, contra os principados que estão neste mundo tenebroso. Senão, tendo visto o que expus antes e o que está agora, a seguir.

Capítulo 6
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes².
12 oti ouk estin hmin h palh prov aima kai sarka alla prov tav arcav prov tav exousiav prov touv kosmokratorav tou skotouv tou aiwnov toutou prov ta pneumatika thv ponhriav en toiv epouranioiv²

Eles, como está exposto em Efésios 1: 21, estão sob os pés de Cristo e da Igreja, porque são deste mundo tenebroso. Nós estamos NAS REGIÕES CELESTIAIS. O “en = en” também é usado para dar uma posição e neste caso, especialmente. Nós temos que manter nossa posição “’en toiv epouranioiv = en tóis epuranóis”, porque essa é nossa posição de autoridade.
Portanto, Satanás NÃO está nas Regiões Celestes, ele está neste mundo tenebroso. Nós é que estamos, com Cristo, assentados no trono, nas Regiões Celestiais. Tudo está debaixo de seus pés e de seu corpo, complemento... a igreja, nós!
O propósito de Deus é que nós subamos a nossa posição para guerrear. Nós, nos lugares altos e satanás nos lugares baixos. Paulo nos desafia, então, a subirmos aos lugares altos para fazermos guerra contra o inimigo, representado por poderes, principados e hostes espirituais, todos deste mundo tenebroso. Eles estão em trevas e nós, fomos transportados à luz, para o Reino de Amor do Filho de Deus. Nossa posição, portanto, é de autoridade. Vamos subir aos lugares altos, aos lugares celestiais. Eu, você, que já temos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, já estamos assentados nos lugares celestiais, porque Jesus disse: “na verdade, na verdade vos digo que todo aquele que crê em mim e naquele que me enviou, não entra em condenação, mas JÁ passou da morte para a vida”, porque “se alguém está em Cristo, nova criatura é, tudo se fez novo”.


4. SOMOS MELHORES QUE DANIEL
            Quando lemos o livro do profeta Daniel, aprendemos muito sobre batalha espiritual. O capítulo 10 nos mostra um fato interessante. Após 21 dias de oração e jejum, um anjo foi enviado ao profeta. Diz o anjo que o príncipe do Reino da Pérsia lhe resistiu até que o arcanjo Miguel pelejou com ele e por ele. Esse príncipe do Reino da Pérsia representa um demônio que estava acima de todos.
           
No VT lemos também sobre cidades fortificadas que ficavam sobre montes, tais como Jericó, Hebron, Jerusalém e várias outras. Esta posição estratégica criava dificuldades aos inimigos para tomarem a cidade. Vemos que YAHWEH é Deus de montes e vales, designando que ele está acima de todos, por isto é Deus Altíssimo. Isto é também uma visão estratégica: acima de tudo e todos.
            Estas visões estratégicas não podem ser desprezadas, porque o apóstolo Paulo é um israelita convicto e conhecedor da linguagem do VT. Sua mente judaica está exposta nas Escrituras e temos de entender sua intenção. Para Paulo nós estamos em e com Cristo. Para Paulo o mais importante é isto: Você está em Cristo e com Cristo!
            Então, nossa posição hoje não é mais a mesma que a de Daniel. Temos uma melhor aliança e estamos firmados em melhores promessas. Eu e você, em Cristo estamos acima de todos os principados e potestades. Estamos no monte do Senhor e estamos com o Deus Altíssimo. Vamos subir aos lugares mais altos!!! Não autorize satanás estar mais alto que você. Sua oração não é mais de homem/mulher carnal, é de um homem/mulher espiritual. Você não precisa mais de arcanjo pra guerrear por você, o próprio Cristo está com você nas Regiões Celestiais. Se você é espiritual, seu lugar é nas regiões celestiais. Você resolve: vai lutar como crente carnal ou como crente espiritual. TENHA A MENTE DE CRISTO!


CONCLUSÃO
            Depois dessa exposição te desafio a comportar-se adequadamente diante das lutas e problemas. Quando o inimigo tentar te desanimar, lançando dardos inflamados, revista-se como bom soldado de Cristo da armadura do crente e assuma sua posição superior diante de satanás. Rejeite lutar com forças de carne e sangue, “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”. 2 Coríntios 10: 3-6.



ASSUMA SUA POSIÇÃO EM CRISTO!

2 comentários:

Talita de Oliveira disse...

Ótima explicação.

Tantas promessas grandiosas que temos por meio de CRISTO .

Eu vou lutar como crente Espiritual. Amém

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre o reino de Deus