MAIS VERDADES SOBRE O REINO DE DEUS

Lucas 17: 20-21



INTRODUÇÃO
Tendo lançado as bases do poder espiritual do Reino de Deus no estudo anterior. Vamos falar mais praticamente da execução dos planos de Deus. Este estudo prevê que você entenda que o Espírito Santo é o ministro do Reino de Deus na terra. Ele é o facilitador e o capacitador dos cidadãos do Reino. Sem ele não há Reino dentro de nós, pois “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.
Ao final deste estudo, você entenderá que esta é a razão de Jesus ter soprado o Espírito sobre seus discípulos. Não existe cidadão do Reino sem que haja o selo da promessa. Os que fazem parte do Reino de Deus não são os que dizem estar nele, mas os que manifestam ele pelo poder do Espírito Santo.


1. NÃO CONFUNDA ONDE O REINO ESTÁ
a) Romanos 14: 17 – Já aprendemos que o Reino de Deus não pode ser confundido com o TER. Tudo o que tenho e mesmo o que sou devem estar à disposição do Reino de Deus e não o contrário. Deus não é meu garçom! Ele é meu Pai! Essa é a orientação de Jesus aos seus discípulos. As pessoas que não sabem o que é nem quem é Deus tendem a pensar nEle como alguém que tem algo sempre a nos dar, sem que tenhamos qualquer ou nenhuma responsabilidade com seu Reino. Fomos feitos com um propósito e pecamos quando pensamos que nossa existência se resume ao que temos ou o que devamos ter. Nossas necessidades humanas não nos tornam o que somos. Reino de Deus não é comida nem bebida. Reino de Deus é ser governado pelo propósito de Deus.


b) Já vimos o que apresento a seguir, no estudo anterior. A palavra “reino” também é governo, soberania. Somos embaixadores por Cristo, pois representamos o Reino dos Céus. Estas coisas nos remetem a uma verdade: vivemos neste mundo, mas não somos dele. Os filhos de Deus vivem na terra com o propósito de representarem o Reino de Deus, o reino de amor de seu Filho Jesus Cristo. Embora o Reino seja dos céus, mas nós, seres humanos, filhos de Deus, somos ministros na terra. Segundo os Salmos, nós somos as labaredas de fogo, ministros do Senhor.

c) Então, o reino de Deus não consiste apenas um lugar físico. Jesus nos chama a atenção a este fato: não está ali ou acolá! Por isto Jesus pregava que “é chegado a vós o Reino de Deus (ou Reino dos céus)”. É muito importante esta palavra de Jesus em Lc 17:20, quando afirma que o Reino de Deus não vem com aparência exterior. Outras traduções desta passagem falam de sinais para serem observados, ou simplesmente, avisos exteriores. Jesus enfatiza, portanto, que o Reino de Deus não pode ser quantificado ou avaliado por uma visão humana, exterior, visível. O Reino só pode ser entendido por quem experimenta a presença de Deus. Isto é algo sobrenatural, além da capacidade natural do ser humano. Somente os espirituais podem compreender a natureza do Reino de Deus. Como já vimos, o Reino não está nas coisas que temos, em bens ou possessões.


2. O REINO É UM GOVERNO QUE NOS DIRIGE
          Bom, eu tenho de lhes transmitir minha compreensão sobre estas palavras de Jesus, no que se refere ao Reino vir sem aparência exterior e que está dentro de nós. É muito forte a palavra usada por Lucas para designar isto: “entov” – entos – em, dentro. Jesus quer dizer que não dá para identificar o reino por sinais exteriores, porque ele não está num lugar palpável na terra, ele está, de modo invisível, dentro de nós. Quem manifesta o Reino de Deus, são os que nascidos de novo, têm o Espírito Santo habitando neles.

a) Deus quer nos governar – Embora pareça repetitivo o que vou lhe dizer, mas tem umas nuances distintas no que lhe apresento. Deus nos deu o livre arbítrio para que tenhamos o direito de escolhê-lo. Diferente dos anjos, fomos dotados de uma capacidade de escolhermos obedecer. Por esta razão fomos alvos do amor de Deus.  Sua escolha a nosso respeito é baseada no amor. O amor não pode ser uma obrigação autômata. Amor é uma escolha responsável, que diz que vou cuidar, respeitar, honrar e desejar. Deus nos amou, nos ama e nos amará. A tirania é uma atitude baseada no egocentrismo e não evoca amor e, se há amor, ele é egoísta, não é ágape. Então, Deus não quer nos governar porque quer ser um tirano, ele quer que escolhamos amoravelmente submetermos a Ele. Essa é a aparência invisível do Reino e tem de estar dentro de nós. Deixo aqui para leitura 2Co 5: 14-17. Leia por favor.

b) Devemos abrir mão de si mesmos – Jesus viveu aqui, como ser humano, totalmente submisso ao Pai. Bem lembrado aqui é a palavra de Jesus em João 4: 34 – “Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra”. Relembremos aqui Romanos 14: 17. Como podemos viver assim? – O apóstolo Paulo soa um pouco soberbo quando diz: “sejam, pois meus imitadores, como eu sou de Cristo”.

Entretanto, o segredo da vida cristã está  em imitar a Cristo, talvez não como Paulo foi, mas precisamos achar a justa medida de Deus para cada um de nós. Paulo diz: “Não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim...” e nos desafia a mantermos nossa vida assim. João especifica que quando somos filhos de Deus, lembremos, não nascemos do sangue, nem da carne, nem da VONTADE do ser humano, mas de Deus! Portanto, o plano de Deus é que fomos criados para sermos obedientes a Ele. Isto não ocorrerá enquanto não desistirmos de nossa própria vontade e dos nossos planos malignos. Meu Deus, isto é tremendo e terrível!!!

c) Governados de dentro e não de fora – Quando Jesus diz que o Reino de Deus está dentro de nós, nos adverte que não somos guiados pelo que vemos ou pelas “aparências exteriores”. Quando o profeta Samuel foi a casa de Jessé para ungir o rei que Deus havia escolhido, o pai, Jessé, julgava que o rei seria uma escolha “natural”. Colocou diante de Samuel desde o primogênito até o mais novo (não considerou Davi, por quê?). Samuel estava envolvido por esta atmosfera natural e quase cai no conceito da aparência exterior. Viu Eliabe pensou consigo, “certamente está diante de mim o Rei de Israel, o escolhido de Deus”. Você lembra ou sabe o que o Espírito Santo disse a ele? O próprio texto de 1 Samuel 16: 4-12 nos mostrará algo tremendo.


3.  O ESPÍRITO SANTO NO REINO DE DEUS
          Lembremos das palavras de Paulo: “embora andando na carne, não militamos segundo a carne...”

a) Quando Adão foi formado, diferente de todos os outros animais, ele recebeu o sopro divino. Ele se tornou um ser espiritual e não carnal. Adão vivia na carne, mas sua relação com Deus era baseada na coragem de falar com Deus face a face, sem véus! Lembra-se disto?

b) Quando Deus fez a terra e tudo que nela há, no livro de Gênesis, vemos que ELOHIM estava executando. Este não é o nome pessoal de Deus, é seu nome genérico, que designa “O Deus”. Porém, quando o homem foi formado, a escritura deixa de tratar da natureza genérica de Deus e trata de forma mais pessoal. Agora, na criação do homem o Deus pessoal é YHWH ou Yhaweh. Então o ELOHIM YHAWEH, o Senhor Deus ou o Deus Yhaweh, faz o homem e a mulher. Daí em diante o que se relaciona ao ser humano, YHAWEH está presente. Esse é o nome do Deus de Israel, do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de Moisés. É o Deus Eterno, que está descrito no Salmo 23 como nosso pastor. É o “Eu Sou” como se apresentou a Moisés. É o mesmo que Jesus se refere em João 8 e quando termina a frase final que diz: “antes de Abraão existir, EU SOU”.

c) Foi este que soprou nas narinas de Adão o folego da vida e fez de Adão um ser vivente. O mesmo que deu sono a Adão e de sua costela fez Eva. O mesmo que se relacionava com ele sem nenhum “véu”, até que Adão e Eva pecaram e se esconderam dele, por vergonha e temor. O mesmo, portanto, que deu de seu Espírito ao homem e, ressurreto, como Jesus Cristo, soprou sobre os discípulos e disse: Recebei o Espírito Santo.

d) Agora, este Espírito Santo habita nos crentes. É a garantia da redenção, pois é o selo da promessa – Efésios 1: 14. Se queremos entender melhor isto, devemos examinar o que diz os apóstolos Paulo e Pedro sobre estes temas.

èNão sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós” – 1Co 3: 16-17
è...não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo” – 1Co 6: 19-20.
è “vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo” – 1Pe 2: 5.


4. O DISCERNIMENTO DO ESPÍRITO NO REINO
          Jesus, perto de sua experiência no Getsêmani, que antecedeu sua morte de cruz, falou aos discípulos dele, no evangelho de João sobre a missão do Espírito, quanto a nós, os filhos de Deus. Jesus disse que ele nos guiaria em toda a verdade e que não falaria de si mesmo.

a) O Reino de Deus tem uma Constituição, um povo e um lugar pra existir. O Reino de Deus nos estabelece como povo de Deus, nação santa, povo adquirido. Assim está estabelecido em 1Pe 2: 9. O Reino de Deus tem um governo central, cuja sede está no trono de Deus. Dali saem os anjos para cumprirem o propósito de Deus em toda a terra. O Espírito Santo é o agente de Deus na terra para guiar os ministros, labaredas de fogo do Senhor.



b) O plano de Deus para que o seu Reino se manifeste prevê que não dependamos apenas de ler o que está escrito para sermos guiados. “E o Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver dito: Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento” – Hb 10: 15-16. Ainda encontramos em 2Co 3: 6-8 que nos fala do ministério do Espírito. Esse ministério está explicado nas palavras de Paulo, quando ele ensina acerca dos dons espirituais. Um dos dons é o discernimento de espíritos. O Espírito Santo nos capacita para que possamos fluir no Reino de Deus. Tudo isto não quer dizer absolutamente, que Deus não está usando sua Palavra. Apenas está nos dizendo que a letra mata, mas o espírito vivifica. A palavra de Deus, como está nos Salmos, deve estar em nosso coração. É ai que vamos ser guiados pelo Espírito, porque porá em nosso espírito, em nosso coração, as palavras de Deus. Salmo 119: 11.

c) Deixe ser guiado pelo Espírito Santo. Seja cheio do Espírito Santo. Ande no Espírito. Isto não é difícil, você só precisa convidar diariamente que o Espírito Santo faça isto. O que você liga na terra, está ligado no céu. O plano de Deus prevê que o Reino se manifeste através de você, pela ação poderosa do Espírito Santo. O Reino de Deus tem um ministro que nos guia, nos adverte e nos dá discernimento das decisões a tomar, baseadas na Constituição desse Reino: a Palavra de Deus. Não se pode falar de Reino de Deus sem entender que o Espírito Santo de Deus é o que estabelece em nós os planos de Deus e nos guia a segui-lo e obedecê-lo. Isto pode lhe parecer repetitivo, mas você precisa aplicar tudo que aprendeu sobre o Espírito Santo no estabelecimento do Reino de Deus na terra. Sem que o Espírito nos guie, não haverá Reino de Deus.


CONCLUSÃO
          Bom, chegando agora aqui você já percebeu o propósito deste ensino. Claro que você já entendeu que Reino de Deus na terra requer ação do Espírito Santo de Deus em nós. Isto quer dizer que pelo fato de o Espírito Santo agir em nós, o Reino de Deus manifestará a glória de Deus. Fomos convocados a falar de nosso Rei, exaltá-lo.
          O fato de o Reino de Deus estar dentro de nós, como disse Jesus, nos determina que a natureza deste Reino requer sensibilidade espiritual. “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus”. É assim que Paulo entende como podemos manifestar o Reino.
            Assuma o compromisso de que se deixará ser governado por YHAWEH. Esse, que se tornou o Cristo, deixou-nos o Espírito Santo, afim de que sejamos capacitados por ele no estabelecimento de um reino que não é baseado em comida e bebida, mas em justiça, paz e alegria no Espírito.

Nenhum comentário: