ATRIBUTOS DE DEUS - PARTE I

CONHECER A DEUS
PASSOS PARA A SABEDORIA    
Oséias 4: 6; 6: 3, 6



INTRODUÇÃO
         O conhecimento da pessoa de Deus é fundamental a vida cristã. Vivemos um tempo onde as pessoas conhecem bem a herança do Senhor, mas muito pouco do próprio dono da herança. Vivemos um tempo frenético, com uma necessidade louca de obter as coisas e Deus tem sido buscado como um garçom.
Como servos de Deus precisamos mudar o padrão dessas coisas. Já é hora de que o conhecimento de Deus nos capacite em todas as áreas de nossa vida, mas que nos leve a relacionarmo-nos com Deus da maneira como Ele é. Exatamente porque as pessoas não conhecem Deus, elas aceitam tudo e qualquer coisa que os líderes espirituais dizem. Porém estamos com uma grande quantidade de líderes comprometidos com a ganância e lucros pessoais. Esses têm pregado um Deus que é pagador de promessas e um bom pagador de dividendos e lucros aos que depositam recursos em suas mãos. Deus é muito mais e melhor que isto. Ele é doador da vida e um facilitador de decisões que mudarão nossa história e, por tabela, das pessoas a nossa volta.
O estudo visa despertar o interesse em conhecer a Deus a fim de nos levar a esse conhecimento. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Nesse estudo pretendo que você valorize mais estar com o Eterno e conhece-lo cada vez mais, do que simplesmente desfrutar de algumas bênçãos.


1.  PARE COM AS PERDAS – Oséias 4: 6
         O primeiro texto do estudo nos afirma que o povo de Deus está perecendo por falta de conhecimento. A palavra perecer, neste caso, assume proporções de destruição, de cessar um benefício, de interromper o fluir e de uma desgraça iminente. Traduzindo para nossa vida diária é como dizer que as coisas vivem dando errado e cada dia mais abreviamos nossa vida, porque agimos sem conhecimento algum das consequências.
         Você já parou pra pensar como é ruim quando vamos a um lugar que não conhecemos e não sabemos usar GPS? Já imaginou quantas vezes poderíamos ter economizado dinheiro se tivéssemos conhecimento do que está dando errado no nosso carro ou no equipamento que temos?



         Me lembro de muita gente que leva equipamento de som a assistência técnica para reclamar de defeitos, por pura ignorância e falta de cuidado em ler as instruções do manual. É comum pessoas não lerem sequer que o rádio está em 220v. Conectam o fio a tomada e imaginam que o rádio veio com defeito. Fazem uma série de afirmações indevidas e caluniosas à qualidade da loja e do vendedor, quando lhes bastariam mudar o seletor de tensão atrás do equipamento – de 220 para 110V.
         O povo de Deus, no Brasil, está passando por problemas sérios de identidade por não conhecer as Escrituras. Quanto mais Bíblias temos a disposição, menos se lê a Palavra com propósito de conhecer a Deus. As pessoas buscam textos bíblicos que respondam a sua louca ansiedade, que lhes tragam auto ajuda. Versículos prontos que funcionam como estímulo ao “positivismo” mais do que a fé. As pessoas buscam textos que lhes façam crer na vitória, mais do que textos que lhes garantam que Deus está consigo. É mais importante obter solução rápida ao problema do que aprender com Deus maneiras de como se prevenir e ou trabalhar duro para obter vitória, porque isto leva tempo e, parece, que nós não temos tempo. Mas nós temos tempo sim... e muito. Vejam quantos minutos e horas alguns passam diante da TV, ou de suas Redes Sociais no Smartphone!      Cesse as perdas e danos em sua vida, resolvendo conhecer mais as coisas, mas principalmente a pessoa de Deus.


2. ADOTE O PRINCÍPIO DE TODA SABEDORIA – Provérbios 1: 7
         A primeira coisa que abre caminho ao conhecimento é o TEMOR ao ETERNO. Essa palavra temor, não é um medo, mas uma palavra que designa respeito, honra e abnegação. Salomão, o homem mais sábio que já existiu nos adverte a isto. Se você quer cessar sua ignorância e suas várias incapacidades, comece colocando Deus, o Eterno no devido lugar em sua vida. Ele não pode ser uma força secundária, ele é a força motriz de sua existência. Quando o Apóstolo Paulo estava diante dos gregos, fez um lindo discurso sobre o “Deus Desconhecido”. Ele procurava descrever a eles a grandeza e poder de Elohim, o Deus YAWEH. Em Atos 17: 28, portanto, ele diz que “nele vivemos, e nos movemos, e existimos”.

a) Lendo João 1: 1-3 aprendemos que Jesus era o verbo, que era Deus. Por meio dele tudo se fez e nada do que foi feito se fez sem ele. Salmo 24 nos afirma que do Senhor é a terra o mundo e aqueles que nele habitam. Lendo Hebreus 11 aprendemos que “pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. Poderia buscar mais textos, mas estes são suficientes para a afirmação a seguir.

b) Tememos um Deus que é Deus! Não tememos um ser qualquer, subalterno e secretario do verdadeiro. Servimos e devemos temer ao único Deus. Paulo diz que ele é “o Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, a Ele honra e glória pelos séculos dos séculos”. O caminho que nos leva à sabedoria, resultante de um conhecimento verdadeiro começa em temer a Deus sobre todas as coisas. Salomão em toda a sua sabedoria, concluiu o livro de Eclesiastes (12: 13-14) com a seguinte afirmação: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem... Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, (...) quer sejam boas, quer sejam más”.

c) Como você tem se esforçado em conhecer a Deus e teme-lo?  As próprias Escrituras nos levam a entender a necessidade de conhecer mais a Deus e as coisas que ele nos dá conhecimento. Adote uma postura diferente daqui pra frente. Centralize suas atenções em como Deus pode ser o centro de sua vida.

d) Deus nos ama tanto, a ponto de entregar seu filho para morrer na cruz, a fim de perdoar nossos pecados. O plano de Deus requer que você pare de errar o alvo de Deus pra sua vida. Retome o plano original de Deus em sua vida. Receba Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. Confesse-o como Senhor e deixe que ele assuma as rédeas de sua alma. Como se faz isto? Não tome nenhuma decisão em sua vida sem antes consulta-lo. Não, não decida e depois peça pra ele te abençoar... não! Antes de tudo, consulte ele em primeiro lugar. Não dependa de seu pastor ou líder para fazer isto. Busque a Deus de todo o seu coração. Fazendo isto, com certeza irá acha-lo, porque Ele prometeu que o achará, quando busca-lo de todo o seu coração. Se a um determinado momento você precisar de mais sabedoria, faça conforme as palavras de Tiago 1: 5


3. CONHEÇA A DEUS – O ETERNO – Oséias 6: 3
         Este versículo nos desafia a crescermos no conhecimento do Senhor. De acordo com Oséias devemos conhecer e prosseguir em conhecer a Deus, porque nunca conseguiremos conhece-lo totalmente, mas a medida que vamos conhecendo a Ele, mais seguros e mais instruídos seremos.

a) O Deus Eterno – Este modo de Deus se manifestar manifesta seus atributos neste nome. É o verbo ’HAIAH – um dos verbos mais fracos da língua hebraica, mas que na manifestação havida a Moisés, este verbo é conjugado de uma maneira que o torna o NOME mais significativo da língua hebraica. O nome de Deus que se apresenta a Moisés em Êxodo 3 é muito importante. Este nome é um tetragrama sublime (tetra = 4 + grama = letra; sublime porque é um nome santo):
hwhy YHWH

b) Supostamente, este nome se pronuncia YAHWEH. Este nome apenas quer dizer: “O que era, que é e sempre será. O que nunca deixou de ser no passado, nem deixará de ser no presente e nem no futuro. Aquele que é o mesmo pra sempre, ontem, hoje e eternamente. Há milhares de anos atrás ele foi... Hoje ele é... amanhã Ele será. Este é o SENDO!” – Simplesmente vou chamá-lo aqui de o ETERNO. Todas as vezes que eu usar este nome, designa em português o nome de Deus com a ideia daquele que é o SENDO.

c) Quando na Bíblia, Deus é reverenciado como o Senhor, essa é uma maneira de apresentar a maneira como Deus era tratado e reverenciado no passado. Como o nome YAHWEH, nome original de Deus, de acordo com Êxodo 20: 1-3, não podia ser tomado em vão, o israelita ou judeu, não pronunciava este nome. Eles o substituíram por Adonay, que quer dizer: Senhor. Todas as vezes que este nome de Deus aparecia, em reverencia santa eles pronunciavam  ADONAY – SENHOR. Hoje, nas TORAHs das sinagogas, se pronuncia O Eterno, em português, mantendo a reverência. Por esta razão também em determinados momentos o uso. Porém o costumeiro na língua portuguesa é tratar Yahweh como “Senhor”.

d) Este nome designa que nosso Deus é Eterno e, por esta razão, onisciente, onipotente e onipresente: conhece e sabe tudo, tem poder sobre tudo, e está presente em toda parte, respectivamente. Esses são os principais atributos de Deus. Por causa destes atributos, ele também é perfeito, imutável, único, princípio e fim de todas as coisas. Assim se descreve o texto de Salmo 91 – leiamos.


4. CONHEÇA O DEUS TODO PODEROSO – Oséias 6: 6
         Neste capítulo vemos, pelo profeta, que conhecer a Deus é mais importante que qualquer sacrifício que façamos. Este texto nos indica que não podemos ter uma relação religiosa com Deus. A religião baseia tudo em obrigações, deveres e direitos do que serve a Deus. É a religião quem diz que faça algo pra Deus e Ele te dará alguma coisa. Essa relação é muito simplista, pois trata Deus como uma entidade que basta “pagar” algo que ele fará aquilo que quero. Mas não é assim. Conhecer a Deus é o que mais lhe importa.

a) Quando no livro de Números, caps 22, 23 e 24, Balaão é contratado para amaldiçoar Israel, ele não conhecia a maneira como Deus age. Depois de ter o pé esmagado na parede pela mula, aprendeu um pouco da personalidade de Deus. Assim ele diz que Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa – Leiamos Números 23: 19. Conhecer a Deus o fez mudar a maneira de como lidaria com a benção e a maldição sobre o povo de Israel. Fixe isto: o conhecimento de Deus, lhe encaminha a tomar melhores decisões e agir de maneira a obter resultados que agradem a Deus e não a você.

b) Balaão conheceu o Deus Todo Poderoso e não pode se curvar aos desmandos de Balaque, que queria amaldiçoar a Israel. Descobriu que não havia nenhuma possibilidade de vencer, burlar ou alterar os propósitos do Deus AltíssimoNwyle la – El Elyhom, o Deus Todo Poderosoyds la – El Shaday. Embora ele servisse a outros deuses, que podia comprar com oferendas, com esse Deus a maneira de lidar tinha de ser diferente. Esse Deus que ele conhece agora, não se curva a sacrifícios, salvo quando é sua vontade. Ele descobre que não pode nem deve barganhar com El Elyhom o El Shaday. Por que? Porque Ele é acima de todos os deuses e mais poderoso que todos – Altíssimo e Todo Poderoso.

c) Conhecer a maneira de como Yhaweh age te fará parar de correr atrás da benção e, então, poderá desfrutar da presença dEle. Você descobrirá que com Ele pode ir onde ninguém foi, pois poderá subir mais alto que pensa, acima de todas as circunstancias. Com Elyhom você estará num lugar “Altíssimo”!

d) Quando suas forças sucumbem, Yhaweh intervirá. Quando você desiste de fazer esforço e apenas se submete em oração ao poder de Deus, irá descobrir que onde você não pode, El Shaday – TUDO PODE – porque é Todo Poderoso.


CONCLUSÃO
         O Conhecimento de Deus altera a maneira como você se porta na vida cristã.
         Descubra que Deus está além de sua igreja e de suas ofertas. Deus é uma pessoa que quer um relacionamento com você, baseado em Ele ser um Pai e você ser um filho. Desista de arrancar coisas de Deus. Entregue-se a Ele como um filho. Honre-o, ame-o, tema-o. Isto será saúde para seus ossos e colírio para seus olhos.


Um comentário:

VISION.of.EAGLE disse...

Fui muito edificado com este estudo!Grande abraço!